A Mitológica Ave Fênix

Ave fabulosa, aparência de águia gigantesca, vermelha cor de fogo, azul claro, púrpura e ouro; mais bela e mais irisada que o pavão. Quando a morte se aproxima, juntava plantas perfumadas e formava seu ninho. Punha fogo ao ninho, tendo se deitado nele e, depois de tudo consumido, ressurgia das cinzas.

A História do Colégio

No dia 27 de fevereiro de 1989 um novo colégio surgiu em Petrópolis – o Colégio Fênix. Ousadamente, um grupo de professores de ensino médio resolveu transformar um sonho em realidade. Inicialmente, o colégio tinha 3 turmas de ensino médio. Mas, a equipe Fênix não parou por aí. Em 1995, ela resolveu abrir turmas de 5ª a 8ª série. Dois anos depois, ela deu início a Pré-escola Fênix. Hoje, o colégio com turmas de educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, alimenta ainda o desejo de “Inventar carinho”.

A Metodologia do Colégio

Nossa metodologia estimula ações que possibilitam a articulação e a organização do trabalho pedagógico, proporcionando situações didáticas que tornem possível a aprendizagem significativa.

Buscamos, através da ação intencional e dos compromissos assumidos coletivamente, criar condições para que o aluno seja o protagonista de seu processo de aprendizagem oportunizando informações, vivências e interações com os objetivos do conhecimento.

Com os recursos materiais disponíveis: computadores, jornais, livros, revistas, filmes e vídeos, os professores possibilitam o diálogo entre a teoria e a prática, o conteúdo é trabalhado de forma atualizada e diversificada. Através dos projetos interdisciplinares e das atividades contextualizadas procuram articular os objetivos e conteúdos (abordagens de conceitos, fatos e princípios; procedimentos e valores; normas e atitudes) necessários ao convívio social e ao exercício da cidadania.

As atividades são realizadas de forma individual e em grupo tais como, pesquisas, projetos, debates, painéis etc., com o objetivo de desenvolver no aluno atitudes de curiosidade, reflexão e crítica frente ao conhecimento e a sua realidade sócio-cultural.